Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

CENTENAS DE PESSOS ACOMPANHAM O MASSACRE DO JUDAS

Há mais de 25 anos a comunidade do Bairro Cidade Alta, município de Brasil Novo vem preservando a cultura da tradição sobre a queima do Juda. Uma tradição da Igreja católica que simboliza a revolta do povo contra a traição a Jesus. Geralmente realizada no sábado de aleluia. 
Foto: Valdemídio Silva
Todos os anos, jovens e crianças do bairro se unem fantasiados e saem às ruas recolhendo donativos para ajudar na festa e para o sítio do Judas. A brincadeira começou na quita-feira (05) e finalizada no domingo dia (08) com a tradissional surra e massacre do Judas.
A festa dos caretas como ficou conhecida, foi a principal atração do domingo de Páscoa no bairro e recebeu cerca de mil visitantes. Os donativos recolhidos foram colocados no sítio para serem “ROUBADOS” pelos participantes que toparam participarem da brincadeira. Com o espírito de diversão, os saqueadores do sítio levaram muitas chicotadas dos guardas. A novidade deste ano, foi a pega do porco ensebado, que reuniu a mulecada querendo levar o porco pra casa.
A brincadeira que já faz parte do calendário cultural do Bairro é sempre finalizada com a subida no pau-de-sebo e a derrubada do Judas. O herói da noite Clenildo Bernardim quem conseguiu subir e derrubar o juda recebou como prêmio uma sexta básica.
Rafael Sales, um dos que atualmente ajuda a coordenar a brincadeira, disse que para ele essa tradição deverá ser perpetuada no município.

Por: Valdemídio Silva
Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário