Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lavoura De Cacau Na Vicinal 19 Recebe Visita Do Governo Pelo Bem De Brasil Novo


Prefeito Alexandre e Sua Equipe
A propriedade do senhor Miguel Portela, localizada na vicinal 19, a 6 km da transamazônica, recebeu na ultima quinta-feira (3), a visita do prefeito Alexandre Lunelli, Estavam com Alexandre o secretário Municipal de Agricultura João Zeli popular “Neném Do Queijo”, a primeira dana Gercileia de Oliveira, o Representante da Casa de Governo Eliomar Arapiraca e o Engenheiro Agrônomo da UFPA Dejair Moreira. O objetivo da visita foi conhecer a realidade do plantio de cacau e as técnicas utilizadas por Miguel em sua propriedade, pois a mesma é considerada uma lavoura modelo na região.

Cacau Roxo
A plantação de cacau do produtor, há oito anos não recebe adubo e foram realizadas poucas aplicações de inseticida.  O rendimento chega a 1 kg de amêndoa por pé anualmente e algumas roças chegam a mais de 2 kg, nessa lavoura ainda foram vistas algumas arvores de cacau roxo vindas da Bahia, elas são mudadas geneticamente, a vantagem em relação à outra qualidade e que essa tem maior produtividade e não são afetadas por vassouras de bruxa.

Miguel portela Falando Sobre Sua Plantação
Miguel Portela parabenizou o Governo Pelo Bem de Brasil Novo pela iniciativa de está sempre em contato com o produtor, segundo o ele “Brasil Novo estava precisando de um governo que tivesse preocupação com a agricultura e o Governo do Prefeito Alexandre está fazendo isso, apoiando os agricultores”.

Engenheiro Agrônomo Dejair
O Engenheiro agrônomo Dejair Moreira explica o motivo do produtor não adubar o cacau e ter uma excelente produtividade, segundo ele isso acontece porque o solo tem uma boa qualidade, alem disso a roça é bem cuidada com roço e poda, ele comentou: ``o pequeno produtor também poderá ter uma roça assim, basta ter alguns requisitos de qualidade das sementes, solo e o manejo”. Dejair ainda falou: “os inseticidas que muitos agricultores acabam utilizando para controlar as pragas, podem matar os insetos polinizadores e com isso as plantas não cruzam entre si”. Dejair ainda deixou uma dica:”agricultores que tem pragas em suas roças, procurem a CEPLAC para que possam trazer a solução para seu plantio”.
Arapiraca Da Casa De Governo
Arapiraca ex-funcionário da CEPAC e Representante da Casa de Governo, parabenizou o Governo Pelo Bem de Brasil Novo por está enfrentando os desafios de perto na agricultura, ele comentou;” Alexandre está de parabéns, independente da cor partidária só ouvir elogios da população ao seu respeito, esse é um governo que está atendendo as expectativa, hoje Brasil Novo é digno de reconhecimento regional “.   

Barcaças"local onde secam as amêndoas do cacau"

A lavoura cacaueira é destacada em Brasil Novo por ser a segunda maior produção do município, ficando atrás somente da produção bovina. As lavouras de cacau no município geram diversos empregos além de aumentar o PIB (produto interno Bruto) foi o que disse o Prefeito Alexandre. Ele ainda comentou: “Brasil Novo é um município agrícola, pois 70% da população mora na zona rural e sobrevive da agricultura, então é missão do governo facilitar a vida no campo, dando suporte na saúde, educação e saneamento básico, para que eles permaneçam produzindo e morando na zona rural”. Lunelli ainda disse: “o trabalho de mecanização de terra Realizado através da secretaria de agricultura ajuda os produtores a produzir com qualidade e gastar menos, o Governo Pelo Bem de Brasil Novo vai continuar investindo no homem e na mulher do campo”. 
Secretário Zeli, Produtor Miguel Portela e Técnico André

Ainda na propriedade do senhor Miguel a Equipe de Governo Comandada pelo Prefeito Alexandre foi conhecer uma arvore chamada TATAJUBA, ela serve para sombrear o cacau e os seus frutos servem de alimento para o gado, foram coletados algum para fazer um plantio em outra localidade.


Pé de Cacau Carregado

O Secretario de agricultura João zeli nos informou que a missão do Governo Pelo Bem de Brasil Novo e dar suporte aos agricultores do município e através das visitas também aprender com os professores que são os próprios agricultores, Comentou Zeli: “dividir conhecimentos e repassar informações sobre as mais diferenciadas lavouras é muito importante, para que todos possam ter lucros”. 

 Por: Hugo Deleon 
Fotos: Isaias Braga
Studio Cidade Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário