Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CAMINHADA HOMENAGEIA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma conquista do movimento que luta em prol dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes no país. Em Brasil Novo, a data foi marcada com uma grande Caminhada nas principais ruas da cidade.

A caminhada foi organizada pela SEMUTS, CONSELHO TUTELAR E CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTES DE BRASIL NOVO. Bem cedo as 7 h e 30 min, teve o inicio saindo do Campo de Aviação, passou por varias ruas chegando na praça municipal, onde um saboroso lanche espera os participantes
A caminhada teve apoio de diversas autoridades municipais, participação dos alunos das escolas, Desbravadores da Igreja Adventista, populares e o Grupo De Idosos da Cidade. Outro apoio importante foi das Policias Militar e Civil que organizaram o transito em quanto à caminhada acontecia. Em frente à Câmara, os vereadores manifestaram- se apoiando a caminhada.
 
Para o senhor Edson conselheiro tutelar do município “essa caminhada é apenas um símbolo contra a violência à criança, na verdade essa luta contra a violência tem que ser travada todos os dias, pois não podemos esquecer que a violência contra criança é crime e precisa ser combatida”.


Marinete Mardegan  Secretária de educação comentou: “ infelizmente é uma realidade que exista a exploração de criança e adolescente, em um dia como hoje é importante chamar a atenção para o combate a esses crimes”. Marinete ainda falou que essa data será posta no calendário escolar, com direito a uma grande mobilização das escolas e toda área da educação.

Segundo o professor Heitor Zanelato, diretor da escola Padre Léo Shinaider “a educação é a única forma de mudar a violência contra a criminalidade infantil”. Heitor ainda falou que um manifesto como esse ajuda aos populares a perderem o medo de denunciar os abusos e os criminosos passam a ser denunciados e presos.

A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Gercileia de Oliveira esteve no evento e falou da importância do evento; “essa caminhada desperta na sociedade o cuidado com as crianças e adolescentes , não queremos que a sociedade fique em silêncio, pois precisamos denunciar criminosos que abusam de crianças  e adolescentes”.        


 Sobre o dia 18 de maio.

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. 
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 
A intenção do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Por: Hugo Deleon
Studio Cidade Comunicação. 
www.estudiocidadebrasilnovo.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário